Permanent Peace
Visión De Conjunto La Evidencia La Teoría Otros Beneficios La Tecnología El Origen El Plan ¿Qué Puedo Hacer Yo?
Portal Desenvolvimento total do cérebro Noticias Quem Somos Contato Contribuya A La Paz
 

Efeito na Criminalidade

Os primeiros estudos sobre grupos geradores de paz, bem como o último grande projeto de demonstração em Washington D.C., centraram-se na criminalidade. Em qualquer sociedade onde não ha guerra aberta ou terrorismo, a criminalidade é a forma mais violenta e desordenada de perturbar a paz. Se assembléias geradoras de paz são capazes de gerar harmonia e coerência no mundo de forma direta, elas certamente devem reduzir a criminalidade.

O efeito sobre a criminalidade produzido por tais assembléias foi demonstrado em 22 estudos separados. Apresentamos aqui quatro estudos. Mais detalhes sobre os outros estudos podem encontrar-se em http://www.mum.edu/m_effect/ ou em  http://www.invincibledefence.org/research/research.html.

Diminuição da Criminalidade nas Capitais das Filipinas, dos Estados Unidos e da Índia

As três demonstrações diferentes, combinadas neste gráfico, mostram que grandes grupos geradores de paz reduziram consistentemente a criminalidade em capitais ao redor do mundo. Nos três casos, o grupo reuniu-se por um período de semanas ou meses, e a criminalidade caiu significativamente abaixo dos níveis pré-existentes. Análises de série temporais indicam que estas quedas não eram esperadas em função de fatores anteriores, e não podiam se explicar pela meteorologia, os ciclos das estações ou por mudanças na ação policial. Visto que dois dos três grupos estavam compostos por ocidentais de visita em cidades asiáticas, este estudo também demonstrou que os grupos geradores de paz parecem operar a partir de um nível fundamental que transcende as diferenças políticas, culturais ou étnicas.

Referências: (Para Manila e Nova Deli): The Journal of Mind and Behaviour, 8, 67-104. (Para Washington, DC): The Journal of Mind and Behaviour, 9, 457-485.

Redução da Criminalidade Violenta em Washington, D.C.

Um Projeto de demonstração nacional realizado em Washington D.C., de 7 de junho a 30 de julho de 1993, verificou a eficácia de um grupo criador de paz na redução da criminalidade, medido pelas Estatísticas Uniformes de Criminalidade do FBI.

Neste experimento cuidadosamente controlado, uma assembléia de especialistas na Meditação Transcendental aumentou de 800 a 4.000 participantes num período de dois meses. Ainda que a criminalidade violenta houvesse aumentando de forma estável durante os primeiros cinco meses do ano, e mesmo que os delitos violentos normalmente atingissem o pico nos meses de calor, imediatamente após começar o estudo, e durante um verão com uma onda de calor quase recorde, a ocorrência de delitos violentos começou a baixar e continuou baixando até o final do experimento (máxima diminuição de 23,6%), após o qual voltou a aumentar outra vez. A possibilidade de que este resultado pudesse ser atribuído a uma variação casual dos níveis de criminalidade foi inferior a duas partes em um bilhão (p<.000000002). A queda na criminalidade não pôde ser atribuída a outras possíveis causas, incluindo fatores anteriores, temperatura, chuvas, fins de semana e atividades anti-crime da comunidade ou da polícia (Social Indicators Research 47:153-201, 1999).

Para ir ao Sumário seguinte,
clicar aqui:

Seguiente Sumário

Para ver mais detalhes sobre este assunto,
clicar aqui:

Más Detalles

 
     
“Ao princípio eu era descrente, porem depois de analisar a investigação realizada até hoje, conclui que estes estudos sobre grupos criadores de paz submeteram a teoria a provas empíricas adequadas e mostraram resultados robustos que exigem atenção séria. Este método deveria ser aplicado amplamente em programas para reduzir a criminalidade.”
Ken Pease, Ph.D.,
Professor de Criminologia, Universidade de Huddersfield, Membro da Comissão para a Prevenção do Crime do Ministério do Interior da Inglaterra, 1993-96
VOLVER A ARRIBA