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Conclusão

A pesquisa neurológica e neurocognitiva revisada em “A falha da Educação em promover o uso do potencial total do cérebro”, indica que os sistemas educativos atuais não conseguem desenvolver o pleno potencial do cérebro do estudante; isto comprova que o sistema de educação é incapaz de realizar as suas metas mais elevadas, dando origem à situação atual do mundo.

A pesquisa mostra que a experiência molda o desenvolvimento e o modo de funcionamento do cérebro. A pesquisa também sugere que o tipo de experiência mais valiosa, para o desenvolvimento do cérebro depois da infância, é a maior integração do funcionamento cerebral, o qual não é proporcionado sistematicamente pela educação convencional.

Muitos aspectos do funcionamento cognitivo têm a sua base no crescimento de um funcionamento mais elevado, ou mais integrado do cérebro. Apesar dos esforços dos educadores em aplicar uma grande variedade de enfoques curriculares e de ensino, estas habilidades cognitivas param de se desenvolver depois da adolescência. Esta falta de crescimento contínuo das habilidades cognitivas é a evidência de que a educação não consegue continuar desenvolvendo o pleno potencial do cérebro de cada estudante.

A pesquisa também mostra que o cérebro continua adaptando seu funcionamento a canais específicos de aprendizagem e comportamento. As atividades cognitivas exercitadas tipicamente na educação (ler, falar, memorizar e lembrar), assim como categorias específicas de conhecimento, ativam áreas altamente específicas do cérebro, ao invés de promover um funcionamento mais holístico ou integrado do cérebro.

A conclusão das descobertas da pesquisa selecionada, é que o enfoque segmentado ao conhecimento que caracteriza a educação hoje, restringe a consciência e o funcionamento cerebral a canais muito específicos da atividade. Consciência restrita conduz a problemas, erros, e a inabilidade de avaliar o meio ambiente e atuar de uma forma que consistentemente favorece o progresso e a felicidade.

Em contraste...

A pesquisa científica sobre a Educação Baseada na Consciência resume descobertas em neurociências, fisiologia, e psicologia que verificam o desenvolvimento de um funcionamento do cérebro com maior integração, e correspondentemente, o desenvolvimento progressivo de todo o potencial mental, através dos programas da Meditação Transcendental e MT-Sidhis.

A pesquisa mostra maior integração de todas as áreas corticais durante a prática destas tecnologias da consciência, isto é medido pela sincronia e coerência da atividade EEG em várias freqüências, pelo maior uso das capacidades latentes do cérebro, e pelo aumento do fluxo sanguíneo ao longo de grandes áreas do córtex.

Participantes dos programas de Meditação Transcendental e MT-Sidhis também mostram, mesmo após o período da prática, uma integração de estilos diferentes de funcionamento cerebral, incluindo maior ativação de cada hemisfério cerebral; e uma integração única do EEG, associado com a experiência de estados mais elevados de consciência. Também conseguem uma maior eficiência e integração do funcionamento cerebral dos processos cognitivos, isto é medido pelo processamento mais rápido do cérebro a estímulos cognitivos e sensoriais; e pelo desenvolvimento das habilidades cognitivas que estão associadas com um funcionamento mais integrado do cérebro – habilidades que anteriormente acreditava-se não continuar a desenvolver-se depois do final da adolescência, isto é depois do amadurecimento inicial do cérebro. Estas descobertas mostram que os desenvolvimentos do potencial do cérebro e do potencial mental são simultâneos através da prática dos programas da Meditação Transcendental e MT-Sidhis.

A pesquisa sobre os programas da Meditação Transcendental e MT-Sidhis mostra também maior integração e eficiência no funcionamento total do cérebro, do sistema nervoso periférico, e dos processos neuroendócrinos. Isto se torna evidente a partir de respostas mais adaptadas ao stress por parte dos sistemas nervoso autônomo e endócrino; assim como também pela inversão dos efeitos prejudiciais do processo de envelhecimento, tal como têm sido medidos por um amplo espectro de variáveis fisiológicas, cognitivas e comportamentais.

A conclusão desta pesquisa, apoiada por mais de 600 estudos científicos sobre os programas da Meditação Transcendental e MT-Sidhis e 40 anos de experiência educacional, é que agora é possível desenvolver o funcionamento do cérebro na sua totalidade, para o enriquecimento de todos os aspectos da vida – potencial mental, saúde, comportamento e da sociedade como um todo.

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“Neste mundo de temor e incerteza que vivemos hoje em dia, cada estudante deveria ter um período de classe diário para mergulhar dentro de si mesmo e experimentar o campo de silêncio – felicidade (bem-aventurança) – que é o reservatório imenso de energia e inteligência que esta no mais profundo, dentro de cada um de nós. Só desta maneira poderemos salvar a próxima geração.”

O educador e cientista Maharishi Mahesh Yogi.

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