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Efeito do stress, pressão, álcool e drogas sobre as conexões neurais

O stress, a pressão, a fadiga, a dieta pobre, o álcool, e as drogas, danificam as conexões neuronais entre o córtex pré-frontal - ou “GESTOR GERAL”- e o resto do cérebro. Quando um estudante está muito cansado ou sob stress mental ou físico prolongado, o cérebro “pula” seus circuitos executivos frontais racionais - os mais elevados e evoluídos – e começa a usar canais mais primitivos de estímulo/resposta. Consequentemente, a criança começa a responder às demandas diárias sem pensar ou ela toma decisões impulsivas de curta visão. Quando o GESTOR fica desconectado, emoções fortes, como o medo e o tédio se apoderam dele, e colorem de forma negativa a visão do mundo do estudante.

   

“70% dos estudantes [nos EUA] com problemas de saúde mental não têm a ajuda que precisam”. Departamento de Saúde e Serviços Humanos

“O que mais aprecio quando medito é a calma interna e o descanso profundo. Faz a minha mente mais clara – e o dia tão mais suave”. Coral, idade 17 anos, meditante durante 7 anos.

Como a técnica da MT otimiza o funcionamento do cérebro do estudante

A técnica não religiosa da Meditação Transcendental proporciona a experiência de “alerta em descanso”, a qual reduz o stress, fortalece a comunicação entre o córtex pré-frontal e as diferentes áreas do cérebro, e desenvolve o funcionamento total do cérebro. Como resultado, o estudante que medita experimenta funções executivas mais fortes, com um pensamento de maior propósito, e tomada de decisões mais efetivas, com visão de longo alcance. Quando o GESTOR está plenamente ligado, a resposta emocional ao mundo é mais apropriada e equilibrada.

“4,5 milhões de crianças [nos EUA] sofrem de déficit de atenção, hiperatividade e de outras desordens de aprendizagem”. Pediatria Clínica

“Nunca pensei que pudesse sentar-me quieto durante 10 minutos com os olhos fechados, mas meditar é fácil – e gostoso” – Derek, Idade 12. 3 anos meditando.

Conexões neuronais entre o córtex pré-frontal e o resto do cérebro são danificadas devido ao stress, pressão, falta de dormir, dieta pobre, álcool, drogas, e outros elementos presentes na vida dos estudantes.

O córtex pré-frontal é a área característica do cérebro que evolui nos humanos, enquanto que a parte posterior é a área correspondente ao sistema sensorial. A parte pré-frontal do córtex é para ação abstrata, é para pensar. Esta parte do cérebro é o gestor, o presidente do cérebro. Processa e governa o julgamento, o planejamento, a tomada de decisões, o raciocínio moral, a memória de trabalho, o ser. É o diretor da orquestra. Esta área assimila todas as experiências e as integra numa totalidade com significado.

Integra o fluxo contínuo de atividade da parte posterior e o integra com os nossos planos, metas e ações, e a seguir os envia para a área motora, para o output. Quando se discute problemas complexos, ou se explora modelos científicos amplos, se exercita as áreas frontais.

Estes circuitos frontais são importantes para termos a visão holística do mundo. Mas há algumas atividades que rompem estas conexões. Uma delas são as reações de emergência. O que ocorre em situações de stress é que o cerebelo ativa o cérebro e o corpo; ocorre um aumento de açúcar no sangue que produz um aumento da energia física. O ritmo da respiração e o ritmo cardíaco ficam mais acelerados e a pessoa está, então, pronta para fazer o que for necessário. Porém, tudo isso “pula” as áreas frontais. Esta reação ao stress é uma reação natural e evolutiva, pois se precisa energizar a mente e o corpo para lidar com as ações de emergência. No entanto, sob o efeito de stress contínuo, estes são os circuitos que se fortalecem e as áreas frontais ficam paulatinamente desconectadas. O mesmo acontece com a fadiga.

A nutrição também é importante. A membrana celular é formada predominantemente por gorduras e se precisa de ácidos graxos essenciais. Caso contrário, a integridade da membrana da célula se rompe. Também o cálcio e outros minerais são importantes, pois ajudam a guiar o potencial de ação de um lado para outro do espaço entre os neurônios, as sinapses.

O álcool e as drogas matam as células cerebrais. As pesquisas mostram que quanto mais álcool se bebe, menor fica o cérebro. Estas substâncias rompem os circuitos frontais. Este é um problema muito sério. Por exemplo, pesquisas feitas em Harvard mostram que 44% dos estudantes bebem 4 copos de bebida alcoólica 4 noites por semana. E que pelo menos 25% dos estudantes que se inscribem em educação superior usam drogas (30b).

Em contraste, a experiência do quarto estado de consciência ou consciência pura, proporcionada pela técnica da Meditação Transcendental, aviva as conexões com o córtex pré-frontal e o resto do cérebro, incluindo as áreas posteriores; desenvolvendo um funcionamento mais integrado do cérebro, o que é essencial para o desenvolvimento cognitivo (30a).

Referências desta seção:

(30a) Exploring the frontiers of Consciousness, Creativity and the Brain,  Fred Travis, Ph.D. Vídeo da conferência. Maharishi University of Management, www.mum.edu, 2006.

(30b) Conferência no Club de Harvard, Ralph Wolff, Ph.D., Vídeo da conferência. Maharishi University of Management, www.stressfreeschools.org, 2007.

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“Neste mundo de temor e incerteza que vivemos hoje em dia, cada estudante deveria ter um período de classe diário para mergulhar dentro de si mesmo e experimentar o campo de silêncio – felicidade (bem-aventurança) – que é o reservatório imenso de energia e inteligência que esta no mais profundo, dentro de cada um de nós. Só desta maneira poderemos salvar a próxima geração.”

O educador e cientista Maharishi Mahesh Yogi.

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